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Magistério Cristão e sua Relevância para a Igreja

  • Foto do escritor: Seminário Teológico Ibetel
    Seminário Teológico Ibetel
  • há 4 dias
  • 8 min de leitura

O MIGISTÉRIO CRISTÃO EM BUSCA DOS PERDIDOS DENTRO DE CASA

Por Pr. Luis Artur[1]

Lc.15.8-10

INT.

 

Não se pode prestar melhor serviço a um homem do que conduzi-lo à fé em Cristo; em consequência, nada há mais agradável a Deus do que ensinar a doutrina cristã[2].

 

Hoje nós vivemos em uma sociedade da informação em que temos na palma da nossa mão todo tipo de conhecimento em uma velocidade de tempo real, mas o engraçado de tudo isso é em plena era da informação temos um alto índice de analfabetismo Bíblico-Teológico[3] no brasil que impressiona.

 

De acordo com dados publicados pelo Barna Group e Sociedade Bíblica Americana, o número de adultos que dizem ler a Bíblia diariamente caiu de 14% para 9% entre o início de 2019 e 2020. Este é o número mais baixo registrado durante os 10 anos de estudo de Pesquisa Bíblica[4]

 

A Bíblia é hoje o livro mais acessível do mundo temos uma tiragem de bíblias gigantesca de todos os tipos, Bíblia de estudos de vários tipos e de várias editoras atendendo uma grande variedade de públicos. A pergunta é porque com tanta facilidade assim nós temos uma taxa de analfabetismo Bíblico tão alto em nosso meio?

Existem vários fatores para este fenômeno estar acontecendo em nosso meio e um dos fatores e o mais importante de todos é a falta de preparo dos educadores cristãos que temos em nossas igrejas. É falta de preparo bíblico-teológico, preparo intelectual e principalmente preparo espiritual.

No livro de J.M. Price  ele coloca no primeiro tópico do livro ele fala sobre a Idoneidade de Jesus para Ensinar, ele coloca as seguintes características de Jesus para ensinar, vejamos.

1° O elemento mais importante na qualificação de qualquer professor é

justamente aquilo que ele é em si;

"A verdade encarnada é a única verdade espiritual que consegue apelar de

modo efetivo... sua pessoa é a lição que mais apela ao coração do aluno, Jo.14.6."

2° O Desejo de Servir

Um dos elementos essenciais para a qualificação de um professor é o

interesse que deve ter pelo povo e o desejo de servi-lo bem, de ajudá-lo, Mc.10.21.

3° A Crença no Ensino

 

Jesus viu no ensino a gloriosa oportunidade de formar os ideais, as atitudes e a conduta do povo em geral.

Ele não se distinguiu primeiramente como orador, como reformador, nem como chefe, e, sim, como mestre, Mt.4.23.

 

4° O Conhecimento das Escrituras

Outra coisa essencial num professor é o conhecimento das Escrituras, porque este é o primeiro material que vai usar. Jesus se mostrou perfeitamente qualificado neste particular, Mt.4.1-11.

 

5° Compreensão da Natureza Humana

Ao lado do conhecimento das Escrituras, é coisa igualmente importante a compreensão

da natureza humana. Na verdade, é esta uma qualificação muitíssimo necessária ao professor, porque não se pode aplicar a Bíblia à vida a não ser que se compreenda bem o aluno e suas necessidades, 2°Tm.3.17.

 

6° Domínio da Arte

Não afirmamos aqui que Jesus consciente e propositadamente estudasse os

métodos e processos de ensino, e deliberadamente buscasse segui-los. É

possível que sim, mas provavelmente assim não fez[5].

 Portanto para que o professor possa ajudar as dragmas que estão perdidas dentro das nossas igrejas é preciso que tenha as mesmas qualificações que Cristo tinha no seu ministério de ensino, e ele revolucionou o seu tempo com seu ensino, claro, objetivo e eficaz.

 

A educação cristã tem seus propósitos bem definidos como ferramenta de trabalho para levar a igreja a ser edificada e fornecer aos crentes um estofo bíblico-teológico para que o mesmo saiba fazer uma leitura do mundo a partir da sua fé em Cristo Jesus.

Antônio Viera de Carvalho diz que o labor teológico da Educação Cristã tem como proposta de trabalho os seguintes objetivos:

1° compreender os dilemas, os problemas do homem contemporâneo, sua sociedade e aqueles desafios essencialmente próprios de sua época;

2° interpretar todos esses dados dispersos e incoerentes que o indivíduo recebe, seja por meio dos diferentes meios de comunicação, seja através do ensino acadêmico;

3° coordenar todas essas informações para ajudar o indivíduo a adquirir uma visão de conjunto, tomando consciência da situação, e ajudando-o a formar uma escala de valores[6].

 

Quando nos voltamos para a Palavra de Deus encontramos o grande objetivo do ministério da Educação cristã na igreja, vejamos.

1° A Grande Comissão é o primeiro objetivo de termos um departamento de ensino produtivo e eficaz em nossas igrejas;

2° Para a edificação e fortalecimento da vida espiritual da igreja, Ef.4.11-12;

3° Para que tenhamos o caráter de Cristo em nós, 2°Co.3.18; Cl.1.28:

 

Portanto, todos nós, dos quais o véu foi removido, podemos ver e refletir a glória do Senhor, e o Senhor, que é o Espírito, nos transforma gradativamente à sua imagem gloriosa, deixando-nos cada vez mais parecidos com ele, 2°Co.3.18.

 

Você meu amado professor quando estiver lecionando tenha esses objetivos em sua mente para levar seus alunos a esse conhecimento e fazer aqueles que estão perdidos dentro de casa consigam se achar em Cristo.

É preciso que tenhamos em nossa mente que a maioria dos desviados que temos hoje em nossas igrejas não estão fora das nossas igrejas, mas eles se encontram dentro das igrejas e parte da culpa desta situação está em nossas pregações vazias e ensinos vazios que vemos em nossos púlpitos é preciso encararmos essa dura realidade e mudarmos essa situação o quanto antes.

Quem não leva este ministério a sério deve se afastar, pois pesa sobre cada professor a responsabilidade de preparar as pessoas para a vinda de Cristo e dar a sociedade homens e mulheres de caráter formados em Cristo Jesus. Este ministério dever ser exercido com todo amor e excelência para o povo de Deus, Rm.12.7

Assim como os discípulos se assentava aos pés de Jesus para aprender dele, assim também nossos alunos devem ter o prazer de receber ensinamento de seus mestres, Mt.5.1-2, e o impacto do nosso ensino deve causar mudanças significativas em nossos alunos, Mt.7.28-29; Lc.24.28-32.

 

Os evangelhos revelam Jesus como o Mestre que, com seu exemplo e sua autoridade, veio transformar as pessoas de maneira total e absoluta (Jo.3.16-17)[7].

 

Duas coisas importantes devem estar presente em nossas vidas como educadores: - temos que ter em nós o poder de transformarmos vidas com nosso exemplo de vida – e termos autoridade em nossas vidas em atos ações e palavras, isso fará com que nosso ministério de educadores causará impacto profundo na vida dos nossos alunos.

 

Aprendizagem, estritamente falando, é a mudança de conduta do educando, pelo conhecimento adquirido, pela prática, e pela experiência resultante do seu aprendizado[8].

 

Caro professor o seu ministério é extremamente importante e significativo na vida de seus alunos, nós atuamos atras das cortinas não recebemos aplausos, mas críticas e as vezes até maldosas porque trabalhamos com a verdade da Palavra de Deus e não com as verdades das pessoas, portanto não desanime e continue se aprimorando para dar suas aulas com excelência e para Glória de Deus.

 

I – Observações sobre o Texto de Lc.15.8-10.

 

ü  a dracma no 1°sec. equivalia um denário, ou o trabalho de um dia.

ü  a mulher recebia metade do valor da dracma.

ü  a interpretação desta parábola é mostrar a ação de deus em busca do perdido, is.66.13, Lucas usa a figura da mulher pior analogia

 

Informações da dracma perdida

 

1° a figura da mulher no texto ressalta e valoriza a mulheres dentro plano salvífico;

2° a busca pela moeda e alegria dela exemplifica a alegria de deus em salvar o homem;

3° a mulher busca de forma diligente a dracma e só para quando encontra, assim deve ser o professor diligente no ensino para ajudar as pessoas se acharem;

esta parábola exemplifica o empenho que temos que ter em buscar os perdidos.

Como o texto fala de coisas perdidas, como podemos aplicar este texto em nosso ministério de ensino para os nossos alunos para que eles não se percam dentro de casa, irei utilizar o livro de J. M. Price, sobre o tópico Objetivos do Ensino de Jesus.

 

Formar Ideais Justos

 

Os ideais são no mundo as forças impessoais mais poderosas para a construção do caráter.

Nossos alunos devem ter ideias claras sobre sua própria fé, pois sua cosmovisão de mundo estará assentada sobre o que ele sabe sobre sua fé, Pv.23.7;

 

Firmar Convicções Fortes

 

Jesus não ficou apenas a transmitir conhecimentos sobre assuntos morais e espirituais. Foi mais adiante. Ele bem sabia que só o conhecimento ou a informação não venceria os desejos instintivos e o mau ambiente.

É importante que ensinemos nossos alunos para que eles não sejam levados por todo vento de doutrinas e modismos que cercam a nossa sociedade, Jo.21.15-17;

 

Converter a Deus

 

A principal tarefa do professor é propriamente relacionar seu discípulo com Deus. É este o ato religioso inicial do indivíduo, e é o mais importante. Dado que o aprender não fica completo sem uma resposta da parte do aluno.

 

Esse ato de conversão não tem haver só com o ato inicial todos os dias temos que nos converter, ou seja, mudarmos o nosso caminho para sairmos do caminho que traz em Deus desgosto em seus discípulos, Lc.13.3; 2°Cr.7.14; Ez.18.21; Ez.33.10-16;

 

Relacionar com os Outros

 

O viver cristão envolve relações retas para com o homem, assim como para com Deus.

A vida cristã é construída no inter-relacionamentos entre os membros da igreja, não estamos em um ambiente onde não existe a necessidade de relacionamento, muito pelo contrário para fazer parte do Corpo de Cristo é preciso que eu seja membro desse corpo e esteja em plena harmonia com todos os membros que perfazem o corpo em seu todo, Mc.12.31; 1°Jo.4.20;

 

Resolver os Problemas da Vida

 

Em todos os seus ensinos Jesus nunca se esqueceu dos problemas íntimos de seus ouvintes, e sempre buscou resolvê-los, para fazer deles discípulos felizes e unificados.

Precisamos dar aos nossos alunos ferramentas eficazes para que eles tenham condições de lidar com os problemas diários em que eles estão cercados, e precisam resolver e lidar com todas essas situações a Luz da Palavra de Deus, 2°Tm.3.17;

 

6° Preparar para o Serviço Cristão

 

A tarefa final do Mestre dos mestres foi preparar e treinar seus discípulos para que espalhassem por todo o mundo os seus ensinamentos. Grande parte do fim de seu ministério ele dedicou a essa tarefa.

 

Por fim todo o nosso trabalho é preparar nossos alunos para trabalharem na obra de Deus para produzir novos discípulos e novos mestres para edificar a Igreja do Senhor, Mc.3.14.

 

Em resumo, Jesus buscou criar "o homem perfeito para uma sociedade perfeita". E a realização desses objetivos significa a vinda do Reino de Deus à terra.

 

 

Essa é nossa tarefa primordial ensinar as pessoas a viverem aqui na terra de forma digna para que quando formos arrebatados nossos alunos estejam juntos conosco.

 

 

Pense nisso caro professor e faça o seu trabalho com excelência.


[1] Bacharel em Teologia, Pr. Pres. Da Assembleia de Deus Minist. Jesus é a Luz Divina.

[2] CARVALHO, Antônio Viera de, A Teologia da Educação Cristã, Eclesia, São Paulo, pg.13.

[3] Analfabetismo Bíblico também deve ser considerado falta de experiência, interpretação e uma vida de acordo com os Santos ensinos. Bem como seu crescimento em conhecimento e graça diante do Senhor, como disse o apóstolo Pedro em 2 Pedro 3.18, A crise do analfabetismo bíblico (gospelprime.com.br)

[5]PRICE, J.M., A pedagogia de Jesus – O Mestre por excelência, JUERP, SÃO Paulo, 1980, pgs. 6-17.

[6] CARVALHO, Antônio Viera de, A Teologia da Educação Cristã, Eclesia, São Paulo, pg.27.

 

[7] Ibid., pg.14.

[8] GILBERTO, Antônio, Manual da Escola Dominical, São Paulo, CPAD, 1998, PG. 184.

 
 
 

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