Ministério Feminino, Pode ou Não?
- Seminário Teológico Ibetel
- há 7 dias
- 11 min de leitura
ELAS SEMPRE ESTIVERAM NO TRABALHO
Por Pr. Luis Artur
Introdução
Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir[1].
Porque precisamos estuda sobre o papel do ministério feminino nas igrejas de nosso século se elas sempre estiveram presente ao longo da história Bíblica e história da igreja atuando firmemente para a expansão do Reino de Deus.
O texto supra citado nos dá uma primeira resposta hoje tudo está pervertido pela natureza humana que não aceita os preceitos Divinos e para justificar sua perversão e desobediência levantam para si seus mestres para legitimar a suas perversões usando as Sagradas Escrituras, adequando a Bíblia ao modo porco e pervertido que querem viver.
É a ideia de abraçar o diabo e Deus ao mesmo tempo, isso cria uma sensação de estar servido a Deus, mas na realidade estão a serviço de satanás.
Hoje vivemos em uma sociedade líquida, esse conceito foi desenvolvido pelo sociólogo Polonês Zygmunt Bauman, e diz respeito a mudança na estrutura da sociedade em que as relações são fluídas, ou seja, são frágeis, fugaz e maleáveis, assim como líquido que não mantem sua forma se adequa onde ela se encontra.
...os líquidos, diferentemente dos sólidos, não mantêm com facilidade sua forma com facilidade.
Enquanto os sólidos têm dimensões espaciais claras...os fluídos não se atêm muito a qualquer forma e estão constantemente prontos (e propenso) a muda-la...[2]
Usando esta metáfora o homem passar a ser criador de uma nova sociedade sem Deus uma sociedade a imagem e semelhança do homem, o homem passa agora há:
- Ele cria o seu mundo segundo sua personalidade;
- Ele está sempre mudando o seu mundo (está sempre em movimentação)
- Ele é um ser volúvel.
Modernidade Sólida | Modernidade Líquida |
Sociedade de consumidores e produtores | Sociedade de consumidores |
Consumo para a sobrevivência | Consumo para ser aceito socialmente |
Instituições sólidas | Instituições fluidas |
Imobilidade geográfica e trabalhista | Mobilidade geográfica e flexibilidade trabalhista |
Durabilidade | Obsolência programada |
Ester quadro resume o que aconteceu com a sociedade que afetou não só a sociedade, mas a própria igreja e suas estruturas foram afetadas por esta mudança, que colocou valores fluidos que mudam a todo tempo segundo ao sabor do indivíduo. Hoje precisamos rever o ministério feminino dentro da igreja porque esta perspectiva diabólica de sociedade perverteu a criação original e a função de cada criacional de homem e mulher.
Mas isso não começou agora vamos a origem dessa sociedade fracassada que está diante de nós.
Gn.3
A cobra era o animal mais esperto que o Senhor Deus havia feito. Ela perguntou à mulher: — É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim?
2 A mulher respondeu: — Podemos comer as frutas de qualquer árvore,
3 menos a fruta da árvore que fica no meio do jardim. Deus nos disse que não devemos comer dessa fruta, nem tocar nela. Se fizermos isso, morreremos.
4 Mas a cobra afirmou: — Vocês não morrerão coisa nenhuma!
5 Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal.
6 A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento. Aí apanhou uma fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele também comeu.
É partir desse momento que começou a criação da sociedade onde o homem busca mudar e está sempre mudando aquilo que Deus estabeleceu para que seguíssemos suas leis e seu padrão ético e moral para toda a sociedade.
Toda perversão começa quando mudamos a Palavra de Deus pra adequarmos as Escrituras a nossa pecaminosidade é o que aconteceu aqui neste Texto perversão do que o Senhor realmente havia dito.
I – O MINISTÉRIO FEMININO FOI INSTITUIDO NA CRIAÇÃO
GN.1.26-28
Aí ele disse: — Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão.
27 Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher
28 e os abençoou, dizendo: — Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão.
Deus criou ambos para dominar a criação inferior não os criou e isolou a mulher há um papel insignificante na administração da criação, mas há sobre as mulheres a responsabilidade de lavrar e guardar a terra junto com o homem.
Gn.2.15
Então o Senhor Deus pôs o homem no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações.
Esta ordem foi dada aos dois assim como a ordem para não comer do fruto que produz conhecimento, Gn.2.16-17, Eva deixa isso claro quando diz a serpente a ordem que Deus deu ela diz:
Deus nos disse que não devemos comer dessa fruta, nem tocar nela. Se fizermos isso, morreremos.
Ela não disse Deus falou para Adão que falou pra mim, ela diz Deus disse para nós.
O próprio Adão sentia falta de alguém que fosse igual a ele para ajuda-lo administrar a terra, o relato da criação da mulher deixa isso bem claro, vejamos o que ele disse quando viu Eva.
Gn.2.23
Então o homem disse: “Agora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos. Ela será chamada de ‘mulher’ porque Deus a tirou do homem.”
Agora estava completo alguém para dividir a responsabilidade com ele para cumprir a ordem do Senhor de dominar e sujeitar a criação inferior.
Portanto o ministério feminino está presente desde da criação e foi estabelecida por Deus e não podemos negar a participação das mulheres no trabalho da obra do Senhor.
II – MULHERES NOTÁVEIS NO ANTIGO TESTAMENTO
1° Debora juíza e profetiza em Israel, Jz.4.4-6, 8-9, 18, 21
Aqui duas mulheres são decisivas para a existência de Israel neste episódio onde decretam a morte de Spisera e a destruição do povo de Jabim;
2° Ester sob sua liderança toda uma não foi poupada por sua atuação neste episódio que estava decretada a extinção do povo, Est.8;
3° Abigail com sua liderança e sabedoria livrou não somete Nabal, mas todo o povo de ser atacados por Davi, 1°Sm.25.10-18, 36-39
4° Rute que tomou a liderança da casa de Noemi e proveu alimento para as duas e teve sua sorte mudado pelo Senhor quando se casa com Boaz e entra para a genealogia de Jesus.
5° Raabe que por sua atuação corajosa livra sua família da destruição e entra para a genealogia de Jesus, Js.2, ¨,22-25, Mt.1.5
Só o fato de vermos Rute descendente de um povo que nasce de um incesto, Gn.19.31-38 e Raabe uma prostituta, Js.6.22, já é o suficiente para entendermos Deus nos dizendo em alto e bom som Eu uso quem eu quero em minha obra.
Para encerrarmos essa busca de mulheres que se destacaram na liderança no A.T. precisamos citar um Texto chave para a nossa compreensão do ministério feminino na Igreja do Senhor.
Joel 2
Vocês ficarão sabendo que eu estou com vocês; saberão que eu, o Senhor, sou o seu Deus e que não há nenhum outro Deus. E o meu povo nunca mais será humilhado.”
28 O Senhor diz ao seu povo: “Depois disso, eu derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas: os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os velhos sonharão, e os moços terão visões.
29 Até sobre os escravos e as escravas eu derramarei o meu Espírito naqueles dias.
Fica evidente pelo que estudamos até aqui que o próprio Deus ratifica a atuação da mulher trabalhando em sua obra, se desenvolvemos uma visão diferente é porque não entendemos bem a Palavra de Deus e deixamos nortear nossas visões pelo presente século que tem como deus o diabo, 2°Co.4.4.
III – CONTINUIDADE ELAS CONTINUAM TRABALHANDO
Já vimos que a atuação das mulheres na obra é uma instituição Divina que não podemos revogar ou colocar qualquer tipo de obstáculos para que as mulheres não trabalhem na obra de Deus, mas precisamos verificar se esse princípio da criação continua no N.T. ou se ele foi revogado por estar na Nova Aliança.
1° mulheres presentes ativamente no ministério de Cristo.
“andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando (…); e os doze andavam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas (…), Maria, chamada Madalena, (…) e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens”
Elas estavam presente no ministério de Cristo o servindo e ajudando no manejo como o povo, Lucas 9:12–17; 14:1–4, eram mulheres fieis e dedicadas no servir a Cristo em todo seu ministério sempre presente inclusive na crucificação, Mt.27.55-56.
- Foram, elas que estavam junto ao sepulcro e preparam o seu corpo para o sepultamento, Lc.23.55-56, Lc.24.1;
- Elas foram as primeiras testemunhas da ressurreição de Jesus, Lc.24.3-8,
- Foram elas que anunciaram as boas novas para os demais discípulos, Lc.24.9-10;
- João em seu evangelho relata que Maria Madalena foi a primeira a testificar a ressurreição, Jo.20.11-17.
Jesus faz um retorno já em seu período da dignidade da mulher dentro do propósito da criação tirando as mulheres da marginalidade e dando a elas a posição estabelecida na criação, Mc.10.2-9; Lc.7.13, ele cura uma mulher no sábado para demostrar esta verdade criacional, Lc.13.16.
Ele quebra o protocolo e fala com uma mulher samaritana não menosprezou a mulher e nem a diminui, mas valorizou aquela que para os judeus era pior do que um cachorro e é esta mesma mulher que desce a Samaria e evangeliza seus compatriotas, Jo.4.
A pergunta pode surgir nesta altura do nosso estudo, se as mulheres tem lugar na obra de Deus porque Deus escolheu Doze Homens para a liderança?
Deus não quebra seus princípios criacionais e neste ponto a liderança é posta sobre o homem para liderar s as mulheres na execução da obra de Deus, e o número doze é simbólico pois representa as doze de tribos de Israel, mas em nenhum momento do Texto Sagrado Deus exclui as mulheres na realização de sua obra.
AT.2.17-18
“É isto o que eu vou fazer nos últimos dias — diz Deus: Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os moços terão visões, e os velhos sonharão.
Sim, eu derramarei o meu Espírito sobre os meus servos e as minhas servas, e naqueles dias eles também anunciarão a minha mensagem.
Pedro em seu discurso repete o Texto profético de Joel deixando claro que a unção é para todos estes adjetivos qualifica e não deixa duvida que a benção de poder é para todos, pois nem Cristo e nem os Apóstolos excluíram a s mulheres da obra do Senhor.
Há uma continuidade da ordem criacional homens e mulheres formam chamados para servir a Deus.
AT.1.8
Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.
Este Texto está reverberando a ordem de Mt.28.19 para fazer discípulos, por um acaso a ordem foi dada para evangelizar só homens, não é para fazer discípulos, de todas as nações, povos, línguas, de ambos os sexos e todas as camadas da sociedade.
Não existe exclusão no evangelho nem para a salvação e muito menos para servir na obra de Deus, veja o que Paulo diz sobre isso:
Ef.2.14
Pois foi Cristo quem nos trouxe a paz, tornando os judeus e os não judeus um só povo. Por meio do sacrifício do seu corpo, ele derrubou o muro de inimizade que separava os judeus dos não judeus.
Gl.3.26-28
Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus.
27 Porque vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
28 Desse modo não existe diferença entre judeus e não judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres: todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus.
29 E, já que vocês pertencem a Cristo, então são descendentes de Abraão e receberão aquilo que Deus prometeu.
Se homens e mulheres estão reveistido de Cristo ambos estão apitos para servirem a Deus na sua
obra cada um segundo a sua vocação e chamados em Deus.
1°Tm.2.12
Não permito que as mulheres ensinem ou tenham autoridade sobre os homens; elas devem
ficar em silêncio.
Muitos usam este Texto para barrar o ministério feminino dentro da igreja, pensam que aqui há uma proibição de Paulo para que as mulheres não exerçam nenhum tipo de trabalho na obra de Deus, mas vamos entender este Texto dentro do seu contexto adequado.
1° ficar em silêncio, qual é o real significado desta sentença?
- ficar em silêncio a fim de evitar confrontação, Lc.14.4;
- Evitar discussão , At.11.18; 21.14;
- Estar inativo.
Olhando para o verbo ficar podemos concluir que ordem dada por Paulo aqui é para que s
evitasse confrontos que acabando gerando confusões, quando se busca a quietude se evita muitos
maus entendido entre as pessoas.
Evitar confronto aqui não quer dizer ausência de palavras, mas sim evitar palavras ofensivas que
causam confusão.
Se atentarmos para o verso 8 Paulo pede que todos orem sem ira que leva a contenda, quando se
dirige as mulheres a ordem é a mesma do verso 8 para evitar confusões, assim como um discípulo
aprende do seu mestre em silencio enquanto fala assim devem ser não só as mulhers, mas os
homens também.
Portanto aqui não há uma ordem para que elas não falem, mas sim que evitem falar com
agressividade que leva a confusão no meio da igreja.
Pois ao alvo de Paulo é que todos vivam de forma pacifica com quietude na alma e não com
agitações na alma, 1°Tm.2.2.
Quando Paulo diz que a mulher não deve exercer autoridade ele está dizendo que uma ordem
na criação em que Deus uma hierarquia: Deus, Cristo, homem e mulher, 1 Ts 5:12; Hb 13:17,
1° Tm 3:5; 5:17, a ordem é clara a mulher não deve ocupar a função de um presbítero, mas não
diz que ela não possa servir na obra.
Não permito que a mulher ensine, quando Paulo disse isso ele estava levando em consideração
a cultura a qual ele estava em inserido, em Éfeso havia mulheres despreparadas e agressivas
com seus maridos não sendo submissa segundo a ordem de Deus, para evitar ensino errôneos e
heréticos ele impõe esta ordem, pois a Sã Doutrina deveria ser aplicada pelos apóstolos, hoje
em nossos dias há várias mulheres capazes para atuar no ensino Cristão.
Quanto a questão da submissão Paulo segue o mesmo padrão estabelecido por Deus que é uma
submissão funcional, homem e mulher devem cumprir com a função que lhe foi designado.
No ministério de Paulo assim como no ministério de Cristo as mulheres atuaram de forma
Importante.
Fp.4.2-3
Evódia e Síntique, peço, por favor, que procurem viver bem uma com a outra, como irmãs na
fé.
3 E a você, meu fiel companheiro de trabalho, peço que ajude essas duas irmãs. Pois elas,
junto com Clemente e todos os outros meus companheiros, trabalharam muito para espalhar
o evangelho. Os nomes deles estão no Livro da Vida, que pertence a Deus.
Rm.16.1-4
Eu recomendo a vocês a nossa irmã Febe, que é diaconisa da igreja de Cencreia.
2 Recebam essa irmã em nome do Senhor, como deve fazer o povo de Deus. Deem a ela toda a
ajuda que precisar, pois ela tem ajudado muita gente e a mim também.
3 Mando saudações a Priscila e ao seu marido Áquila, meus companheiros no serviço de Cristo
Jesus.
4 Eles arriscaram a sua vida por mim. Sou muito agradecido a eles; e não somente eu, mas
também todas as igrejas dos que não são judeus.
Rm.16.6
Saudações a Maria, que tem trabalhado muito por vocês.
Rm.16.7
Saudações a Andrônico e à irmã Júnia, meus patrícios judeus, que estiveram comigo na
prisão. Eles são apóstolos bem-conhecidos e se tornaram cristãos antes de mim.
Rm.16.12
Saudações a Trifena e a Trifosa, irmãs que trabalham no serviço do Senhor, e à minha
querida amiga Pérside, que também tem trabalhado muito para o Senhor.
Paulo no capitulo final de Romanos cita várias irmãs que militaram com ele no evangelho sem
retroceder, fica claro que o ministério feminino dentro da igreja é válido e Bíblico a única
restrição é em relação ao ministério pastoral que dever ser exercido pelos homens obedecendo a
hierarquia estabelecida por Deus.
Conclusão
1°Tm.2.4-6
4 Ele quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade.
5 Pois existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os seres humanos — o ser humano
Cristo Jesus,
6 que deu a sua vida para que todos fiquem livres dos seus pecados. Esta foi a prova, dada no
tempo certo, de que Deus quer que todos sejam salvos.
[1] 2°Tm.4..3, NTLH
[2] BAUMAN, Zygmunt, Modernidade Líquida, Zahar, Rio de Janeiro, 2001, pg.8.
Comentários